sábado, 1 de fevereiro de 2014

NAS TRILHAS DO CAPIM DOURADO......A HORTA DA ALDINA !


Buritis na horta da Aldina( arquivo pessoal)


Começo o ano falando, sobre um assunto delicioso,uma visita que fiz á horta da Aldina , no Povoado Mumbuca, no final do ano passado.
Aldina é professora da escola, e a horta é um exemplo de sustentabilidade no povoado.


Plantação de feijão, horta da Aldina,Povoado Mumbuca

Um exemplo a ser seguido por todos., em uma terra onde plantando tudo dá,fiquei admirada com tanta fartura. Ai sim! vi a sustentabilidade na prática.



A horta  enche os olhos e dá água na boca. Apesar da riqueza e grande diversidade  do cerrado neste  povoado, não é aproveitado, pois faltam muitos recursos.  





Abóboras formosas e apetitosas, redondas e sinuosas,maxixe,tomate,pimentão,cheiro verde,chuchu,cenoura, pequi, além das árvores frutíferas,como o caju,laranja,banana, buriti, cada uma no seu tempo  de colheita,fornecendo sabores e cores.
abóboras redondas e sinuosas,todas deliciosas...
                                              

Aldina ao lado de um buriti encoberto pelo  pé de feijão
                                            

Buritis


mais abóboras




cozido de legumes(abóbora,maxixe,cenoura...)


Depois, da visita a horta da Aldina, colhemos alguns legumes e verduras para fazer o almoço, feito pela Aldina, com muito capricho e carinho, estava delicioso, o cardápio consistia de  arroz com abóbora, um cozido de legumes, salada alface e tomate,suco de caju, feijão (da horta), tudo plantado e colhido lá nesta horta. Não esquecerei dos aromas e sabores que provei...uma delicia, comida simples e saborosa!


Premiando nosso retorno para o povoado, vi um bando de araras, maravilhosamente voando  no cerrado,consegui fotografar esta....são muito rápidas! 
Este dia foi muito especial, obrigada Aldina!
Aldina é professora na escola do Povoado Mumbuca,uma mulher dinâmica, inteligente e consciente  do que tem, e do que é oferecido pela natureza do cerrado.Se tivessem mais Aldinas no Tocantins,Jalapão e outras regiões do Brasil,muita coisa seria diferente.



Sem comentários:

Enviar um comentário