domingo, 15 de janeiro de 2012

MEU CAPIM,MEU CAPIM DOURADO

Meu capim,meu capim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado
Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
é o meu capim

Meu capim,meu capim miúdo
Que nasceu no campo
Perfumando tudo

Meu capim ,meu capim aos molhos
Por causa de ti
Choram os meus olhos
Foi na Mumbuca
Que iniciou
Esta linda arte
Com muito amor

(Adaptado por Genésio Tocantins e pela Comunidade Mumbuca a partir do canto do Alecrim Dourado)













Embalada por essa cantiga e pela hospitalidade dos moradores da Comunidade Mumbuca,  fui recebida na Comunidade Mumbuca ,me emocionei!
Tudo começou com Dna.Miúda, e seus ensinamentos da arte no capim dourado, E  assim foi passando, de mãe para  filha, e assim por diante...
O que a natureza oferece e o "saber fazer", transformou-se em um lindo artesanato e em fonte de renda para a população local.
A Sustentabilidade do capim dourado, da cultura e tradição do povo, é o que devemos manter. Isto é a Sustentabilidade do meio ambiente ,da sociedade e econômica também.

4 comentários:

  1. Em uma das trilhas do capim dourado,cheguei a comunidade Mumbuca com seus encantos,suas casas rústicas,e seu povo simples e hospitaleiro.

    ResponderEliminar
  2. Que delícia de viagem! Espero mais notícias sobre essa aventura. bjs

    ResponderEliminar
  3. Estive lá e conhece Dna Santinha que gravou um CD com várias músicas infantis bem legais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em um ano fui até o Tocantins 6 vezes, e todas as vezes visitei a Mumbuca...,aquela comunidade é encantada!

      Eliminar