Te encontro lá, na Mumbuca!
|
van,que faz o transporte de passageiros |
Retornei ao Tocantins,desta vez meu transporte foi uma "van", o que chamamos por aqui de transporte alternativo. Este transporte faz o trecho Palmas X Mateiros, em dias alternados, horário de saida, 7h30 da manhã, cheguei no destino aproximadamente as 17 horas. Uma grande aventura,pois você passa o dia inteiro na estrada,sacolejando de um lado para outro, entre malas,caixas de frutas,farinha de mandioca, e outros mantimentos que foram comprados na capital,pois devido a distância das cidades, quem utiliza o transporte,aproveita para comprar o necessário, conhece-se muitas pessoas, reencontra-se outras, e assim seguimos viagem, com algumas paradas nas cidades, que estão pelo caminho,não é um transporte confortável, mas como o nome já diz,é alternativo.
Cheguei na Mumbuca, ao entardecer,direto para a pousada da Antonia,liguei para ela e avisei; "tô chegando", "me aguarde"......
|
Povoado Mumbuca ao entardecer |
Desta vez,não foi diferente, cheguei e já tinha meu quarto reservado.No dia que cheguei na pousada, já tinha duas hóspedes por lá. Duas moças que estavam fazendo um documentário, á respeito do Povoado da Mumbuca, e sobre o artesanato do capim dourado. Pois bem, logo que cheguei, aparentemente a pousada estava vazia, Chamei pelo nome;...."Antonia,Antonia".....não obtive resposta,mas logo saiu uma moça, de um dos quartos, e informou que a Antonia não estava,tinha ido até a casa vizinha. Me apresentei, e a moça me falou seu nome, Leticia! comentei em seguida, que não esqueceria seu nome,pois é o nome da minha neta.
Resolvi descarregar minha bagagem e aguardar pela Antonia,que logo apareceu.
|
Antonia e Eu |
Em seguida conheci a Lai, e nos identificamos logo, e a partir dai começamos a conversar, entre uma prosa e outra, "Lai", me disse que tinha a impressão de já me conhecer.Entre uma conversa e outra, perguntei para Antonia, se ela faria aquele famoso"cházinho" de folha de maracujá, ou cidreira. Neste momento, a Lai, lembrou, de onde me conhecia,foi na internet, pois quando ela estava fazendo a pesquisa a respeito do documentário da Mumbuca,em alguma momento, ela me localizou,e bastou "um link e um click",foi em um comentário sobre o "chá" na pousada da Tonha, que eu havia mencionado no blog.
Ficamos impressionadas naquele momento com o poder da internet, e das redes sociais.
|
Aquele "chá de cidreira"da Tonha
|
É! meninas, este mundo é pequeno! tantas voltas que este mundão dá , e a gente acaba encontrando pessoas, que viram, ou leram algo na internet, no qual a gente possa ter feito um comentário ou um "postado" qualquer outro assunto.
Leticia reside em Ribeirão Preto, recém chegada dos Estados Unidos; a Lai,reside em Londrina, recém chegada de Londres.Fiquei pensando, "quem diria que iria conhece-las lá na Mumbuca, e que elas teriam visto meu blog pela internet.... foi muito bom, ter esta sensação!
|
Leticia e Lai, na trilha do Fervedouro da Mumbuca e Encontro das Águas
|
|
Morador da Mumbuca,menino Ranieri |
Passamos dias agradáveis, foi enriquecedor, em conhecimento, em todos os sentidos. Nós fomos para a Mumbuca, cada uma com objetivos e com sonhos diferentes, a serem realizados, com toda certeza! E chegando aquela conclusão, de que nada acontece por acaso! Algum motivo há,para nos conhecermos.
|
Lai,no encontro das Águas,Mumbuca
Os dias se passaram,entre pesquisas, entrevistas,conversas ao amanhecer e anoitecer,trocas de informações,bate papo, coca-cola, pão com ovo caipira, banhos no brejinho, banhos no fervedouro, trilhas, galinha caipira,sapos,aranhas e muito bom humor, chegou o dia da partida das meninas. Final do trabalho e material necessário para o documentário. Naquele momento,para Leticia e Lai, foi arrumar malas e aguardar o transporte de retorno para Palmas e cidades de origem. Eu ainda fiquei mais alguns dias,no Povoado da Mumbuca.
Jantar de despedida,com Leticia,Lai,Marcos e Derley
Nosso jantar especial,né meninas?
Espero que tenham sucesso no documentário, e que venham mais e mais documentários por ai......!
Logo a gente se encontra!....lá na Mumbuca! |