Dna.Miúda(foto de Samuel Lemas)
Dna Miúda, foi a matriarca deste povoado, e a maior liderança da Mumbuca.
Pois foi através dela, que o artesanato de capim dourado começou a ser divulgado e conhecido, por este mundo afora.
Como herança dos seus antepassados, ela possuia o "saber fazer", do artesanato de capim dourado, que foi passado de uma geração a outra,de uma familia para outra.
Dna Laurentina(irmã de Dna.Miúda)
Dna Laurentina, hoje a pessoa mais idosa do poovoado.Foi parteira por 35 anos,trouxe ao mundo os herdeiros da cultura quilombola, do Povoado da Mumbuca.
Dna Santinha |
Dona Santinha, com toda sua simpatia, junto com as crianças,recebe os turistas, cantando aquela canção."....visitante seja bem vindo, tua presença é um prazer....a Mumbuca ama você "
Doutora |
Chica,filha de Dna Miúda,(dizem que a semelhança fisica é muito grande);com habilidades,para o artesanato, e para fazer um delicioso pão caseiro. |
Ilana e Sirlene, a nova geração de mulheres guerreiras! |
Marcia, lavando roupa no "brejinho", água corrente,bem clarinha,maravilha |
As mulheres mais jovens,possuem muitos sonhos, sonhos de moças, mas todas com o orgulho de serem herdeiras de Dna.Miúda, uma nova geração de quilombolas. Querem estudar, conhecer lugares, mas querem continuar preservando sua identidade.
Começou com a india Jacinta, depois a vó, a mãe de Dna Miúda,filhas,irmãs,netas, todas guerreiras, todas mulheres douradas.