segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

COMUNIDADE MUMBUCA NO MEU CORAÇÃO!




Minha mensagem de Ano Novo, é através, desta canção. Foi cantada pelas moças da Comunidade Mumbuca. Sirlene,Rose,Léia, Dna Laurina, Amiris(criança).
Um presente de Deus que recebi ! me emociono,sempre que vejo o video.
A canção  é bela, e a voz das meninas, é pura emoção,lindas!

Uma mensagem simples, e verdadeira "

Com este video, finalizo a última postagem do blog, do ano de 2012.
Fecho com chave de ouro, "aliás", chave de "capim dourado "

Que venha 2013! Com muita PAZ,SAÚDE E ALEGRIAS A TODOS!

OBRIGADA, MUMBUCA!

domingo, 2 de dezembro de 2012

"VISITANTE SEJA BEM VINDO.....SUA PRESENÇA É UM PRAZER....A MUMBUCA AMA VOCÊ !


Estrada do Jalapão-TO


Retornei a Povoado da  Mumbuca, para entregar os brinquedos das crianças.
Quando eu  estava na estrada, a caminho  do povoado, ia pensando,em como seria, fiquei imaginando  o rostinho de cada uma.Na estrada aproximadamente  por 6 horas, cheguei ja era noite, algumas crianças,logo ficaram sabendo e vieram me ver, estavam ansiosas para receber os brinquedos, e para tranquiliza-las, avisei que entregaria os brinquedos no outro dia, no periodo da tarde.

Crianças da Mumbuca,aguardando para receber o brinquedo


Foi uma festa, euforia de todos, inclusive  eu, pois por mais que eu tivesse me organizado, e pensado em tudo, até em levar brinquedos a mais, dos  nomes da minha lista, não via a hora ,de olhar o rostinho de cada criança.


Sofia e eu

 
Muita emoção, em ver e ouvir as crianças cantarem,uma canção de boas vindas, tão simples,mas tocou lá no fundo do meu coração.




Esther e eu(MJ)

 
Alegria, geral crianças e adultos , a entrega,literalmente foi uma ENTREGA, pois entreguei brinquedos e o meu coração, a esta causa.
 
Organização dos brinquedos por nomes das crianças em ordem alfábetica.


 
A logistica da entrega, ficou a cargo de alguns "ajudantes de papai noel", brincadeiras á parte, não cheguei em uma rena,mas cheguei até lá com o apoio de  um profissional e amigo Leonardo Azevedo (CCTrekking).
 
 
 
Rômulo e eu(MJ)
 
Todos me agradeceram, crianças,adultos,mas quem tem que agradecer sou eu!Pois eles não imaginam o bem que me fizeram, altamente compensador,em todos os sentidos, me sinto  reenergizada! Foi ótimo!

Marcia, seu filho Luca e Eu.


Casas na Mumbuca

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTRADAS E TRILHAS DO TOCANTINS.....

Poeira na estrada,ao fundo a Pedra Furada...


                 A primeira vez que fui ao Tocantins e passando pelas estradas de terra  que levam  até o Jalapão, me encantei  com a magia, da poeira....na estrada.



 




Olhando esta estrada, dá vontade de ir seguindo sempre em frente.....para ver até onde vai dar.É uma sensação muito boa de liberdade.
Adoro fotografar estradas,"Freud  deve explicar".....,basta estar  seguindo um caminho, um roteiro, e lá está ela,sinuosa, reta, de terra,asfalto,areia, pedras,buracos, parecem infinitas,mas todas com destino certo,uma pequena cidade ou um povoado...ou quem sabe uma cachoeira,um fervedouro...
A primeira vez, que segui pelas estradas do Jalapão, olhava aquela estrada sem fim, na minha frente..rs, e ficava imaginando aonde eu ia chegar ? pois para mim  era um lugar desconhecido , mas a cada momento era supreendida pela beleza do cerrado, no seu "auge", uma mistura  na vegetação,árvores pequenas, retorcidas,secas, verdes,floridas...
 
 
 Estrada de acesso a cidade de Caseara-TO
 
 
 
Rodovias , emolduradas pela vegetação do Cerrado, e nesta cidade de Caseara em  especial, o encontro dos Biomas,Cerrado,Pantanal e Amazônia,nas trilhas do Parque Estadual do Cantão.
 
 
 
Passei nas trilhas do Parque Estadual do Cantão, durante as cheias (furos), na "voadeira" (barco), do Seu Peninha.E durante a seca fiz o caminho a pé, "trekking", uma experiência indescritivel, com muita energia da floresta.
 



Estrada de areia,Fervedouro dos Buritis

Lua na estrada do Jalapão...

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SIMPLICIDADE DE UMA COMUNIDADE



 
Os dias que passei na Comunidade da Mumbuca, foram intensos de descobertas e emoções. Uma das finalidades, além de descansar, era  buscar mais informações, para agregar no meu Projeto de  Sustentabilidade.

                                               



Andei pelas estradas de "chão" na comunidade, durante o dia o sol era  ardido e tinha muita poeira ,isto porque é verão (no mês de julho, tempo de seca)
Conversei com as crianças,e  passei bons momentos com elas, pois é sempre um aprendizado para nós adultos,conversar com crianças.
                                     


As crianças da Mumbuca,são diferentes das crianças com a qual convivo,em São Paulo, pois o que elas possuem,basta para serem felizes e serem crianças.
Nas grandes cidades, as crianças estão sempre querendo mais, e mais, nunca estão satisfeitas,isto é fruto do desenvolvimento  e da educação que recebem.
Brincar, no rio, brincar no fervedouro, subir na árvore, correr com o pé no chão, brincadeiras tão simples, algumas fizeram parte da minha infância, hoje, poucos tem este previlégio.

 





Durante a noite, um céu  iluminado com "tantas estrelas",que eu não lembrava ,de ter visto  um céu tão lindo assim!
 
Sentar e conversar, despreocupadamente,falar de coisas simples.

domingo, 26 de agosto de 2012

MEU RETORNO Á MUMBUCA........

          
                             Quintal Pousada da Tonha, a horta suspensa com coentro e cebolina,ao fundo o pé de laranja. 

Meu retorno ao Povoado da Mumbuca, aconteceu nas minhas férias no mês de julho. Cheguei no dia 15 á noite, viajei o dia inteiro, pelas estradas "duras" do Jalapão. Reencontrei  uma pessoa querida nesse caminho.
Cheguei na Pousada da Tonha, e fui muito bem recebida, é como se estivesse voltando para o aconchego  da minha familia.
Foi tão bom, que ficamos conversando , por algum tempo e ela preparou um delicioso chá  de "capim santo".
Acabou virando um ritual para  todos os dias , que fiquei por lá.
Todo dia á noite...um delicioso chá, ou capim santo, ou folha de maracujá, ou folha de laranjeira...,uma coisa tão simples....mas prazerosa!

                              Pé de laranja, Pousada da Tonha

Logo pela manhã, ia direto para  as laranjeiras no fundo do quintal, já colhia algumas para saborear....muito bom!

                                  Fogão a lenha na pousada da Antonia.
                                                     

Almoçar, jantar, comida simples mas muito saborosa.

                              Telhado na pousada

O telhado estava em reforma, trocando  a palha de coco, dá um certo trabalho, e quem cobriu o telhado,  tinha muito habilidade  para trançar toda esta palha.

    Subida pela lateral do telhad
 
o.....
 
 
   Na Pousada da Tonha, Paizinho,Tonha, eu e Ismael(filho da Antonia)  
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 10 de julho de 2012

NATIVIDADE

De volta as trilhas do capim dourado, vou falar de uma cidade que começou no ciclo do ouro,a região era ocupada, por escravos, bandeirantes,missionários ...
Tombada pelo IPHAN, é um cenário histórico e cultural,um lugar a ser incluido no roteiro de viagem.
                                Igreja de Nossa Sra.de Rosário dos Pretos




As ruinas da igreja Nossa Sra.do Rosário dos Pretos, foi iniciada pelos escravos no século XVIII, mas não chegou a ser concluida. Na época da sua construção a cidade de Natividade, tinha muitos escravos.



Um simbolo a memória e a  identidade cultural do Tocantins.

terça-feira, 29 de maio de 2012

UMA COMUNIDADE SUSTENTÁVEL


  "Bem Vindos" escrito no chão, com areia do fervedouro,na Comunidade Mumbuca. Fomos recebidos com muita hospitalidade e receptividade.

Casas na Mumbuca



A Sustentabilidade já é praticada na Mumbuca,há muito tempo.Através  da arte do  Capim Dourado. Respeitando a colheita do capim no tempo certo, a fabricação do artesanato, a venda  dos mesmos para os turistas, trazendo renda  para todos os moradores.
Lojinha na Comunidade do Carrapato.  

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PRESERVAÇÃO,CULTIVO DA MEMÓRIA SOCIAL

A preservação nasce da consciência de que as coisas do mundo não são perenes e que forças degenerativas e destrutivas atuam sobre o patrimônio cultural.

                                             capim dourado                                                            


                                                             artesanato de capim dourado e buriti

Preservamos os bens culturais pois eles são elementos importantes para o cultivo da memória coletiva /social, que por sua vez, nos permite manter a identidade cultural.



                               casas na Comunidade Mumbuca


A identidade cultural está ligada ao sentido de pertencimento a um grupo ou comunidade de caratér regional, étnico,nacional,religioso, etc... (Margarita Barreto).

domingo, 13 de maio de 2012

DUNAS,ÁRVORES E FOLHAS SECAS NO CHÃO


Dunas do Jalapão (acervo pessoal)


Poderiam ser sólidas pedras.Particulas próximas ao pó, é o que são estas dunas que dançam ao vento em constante e mágica mutação. (Raimundo Gadelha-poeta)


Árvore tombada, no Rio Araguaia.


Pronto tombada  pelo tempo, a árvore, de ponta a ponta do rio naturalmente fez-se ponte.Ponto perdido no imenso verde,pronta passagem para o inesperado.(Raimundo Gadelha).



Folhas secas ao chão, ao fundo Cachoeira da Prata(acervo pessoal)


O cheiro da mata,O chão cheio de folhas, o som de um  graveto partindo-se.....
Que ser,quase agora, por aqui passou?(Raimundo Gadelha)





quarta-feira, 2 de maio de 2012

NO CALOR DO CERRADO ....

                                Raios de sol no final da tarde-arquivo pessoal

Cerrado é o nome regional dado ás savanas brasileiras. É o segundo maior bioma  Brasileiro. Fazendo parte da paisagem do Tocantins.


Apresenta aproximadamente 10 mil espécies de plantas diferentes(muitas de uso medicinal),isso sem contar as aves, répteis,mamiferos e insetos (muitas espécies de  cupins), borboletas,abelhas e vespas..


Àrvores e arbustos  tortuosos, espaçados com 3 e 10m de altura

A aparência  semi-árida da vegetação do cerrado, não quer dizer que é deficiência de água, pois existem raizes com 18m de comprimento.



domingo, 15 de abril de 2012

CAPIM DOURADO O "OURO VEGETAL"

                             Placa indicativa acesso ao Povoado-foto acervo pessoal
                                    
Nas trilhas do capim dourado, chegamos ao Povoado da Mumbuca, onde  seus moradores se especializaram na produção do artesanato do capim dourado com  a seda do buriti.


                             Loja da Ass.Morad.Mumbuca -acervo pessoal
                              
Nas peças de capim dourado, podemos ver a tradição dos moradores descendentes dos indigenas, que se revela na costura das peças. Quem deu inicio foi Dna. Miúda.


                             Mandalas e bolsas de capim dourado - foto acervo pessoal


 A Sustentabilidade está em preservarmos o capim dourado, ter ações de manejo, para a comunidade, continuar colhendo o capim na época certa,fabricar o artesanato, que vai gerar renda, para  o sustento de  todos . 

























segunda-feira, 12 de março de 2012

MORADORES DA MUMBUCA





Caneca de café, na casa de Dna.Laurentina, simbolo de sua hospitalidade, o tempo que fiquei na casa dela, conversando, ela ficou preocupada em me oferecer algo (uma merenda), para  agradar-me.Um gesto simples, que dispensa palavras.
                                        


Dna Laurentina, anciã da comunidade, foi parteira(fez 34 partos).

Uma comunidade formada por descendentes de negros quilombolas e indios, há muito tempo atrás.





                                            crianças da Mumbuca

A Comunidade Mumbuca, assim como as outras comunidades quilombolas possuem identidade cultural.

Dna Antonia e Paizinho, donos da Pousada.




                         
    
Sr.Vieira, fabrica doces e polpa para sucos, com as frutas do cerrado,abundante na comunidade, cada uma no seu devido tempo. O que falta  é recurso financeiro  para estruturação da comunidade e que garanta a sustentabilidade social e econômica da  mesma.