sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A RAPADURA DO SR JURACI - COMUNIDADE DO PRATA

Mangueira na entrada da Comunidade do Prata


A rapadura surgiu nas Ilhas Canárias no século XVI. E foi criada a partir das raspagens  das camadas de açúcar que ficavam  no fundo dos tachos.Eram derretidas e colocadas em formas utilizadas na fabricação de tijolos, pois era mais fácil para transportar.  
Tacho com melado de cana de açúcar


A Rapadura chegou no  Brasil por volta do ano de 1532, e servia de alimento para os escravos,pois é rica em nutrientes. Não era utilizada para fins comerciais, a partir dai começou a ser fabricada nos engenhos de cana de açúcar, com moendas movidas  por carros de bois.
 

Moenda de cana de açúcar




Eu já conhecia a "rapadura", sou filha de nordestinos!   Comi muita rapadura na  infância, lembro bem! Comi com farinha....rsrs!
Cada lugar, tem sua peculiaridade,sua especialidade e a rapadura no Brasil é uma tradição em diversas regiões  do país.
No Tocantins, não é diferente, apesar de ser um estado novo, tem a tradição da rapadura, que veio com a história de Góias.
Meu primeiro contato com a "rapadura  do Tocantins", vamos dizer assim, foi na primeira viagem que fiz até as comunidades quilombolas.
Com indicação de um guia, depois de um banho refrescante na cachoeira do Prata, fomos até a Comunidade de mesmo nome, "Prata", conhecer a tal rapadura do "seu Juraci".
"Seu Juraci"


Logo na entrada da Comunidade, na rua principal, um lindo pé de mangueira, com um tronco frondoso, nos recebe com sua sombra acolhedora. Mais adiante, a " casa do seu Juraci", muito simples, na frente uma lojinha, onde vende as "rapaduras" e uma árvore florida.
No quintal dos fundos, vários pés de laranjas, carregados!!!! com laranjas espalhadas pelo chão,uma fartura de dar água na boca!
Imaginem, se  não pedimos para saborear algumas laranjas. Uma delicia! sentar á sombra e ter o prazer  de saborear a laranja colhida do pé!
É um prazer sem igual, ainda mais, para quem nasceu e vive nos centros urbanos.
 Pé de laranja no quintal dos fundos do "Seu Juraci "


Mas perai! o motivo da visita na cas do seu Juraci, "não foi o pé de laranja" e sim a "rapadura"....rsrs
Então vamos lá, vamos a rapadura!...atacar.....rsrs!
Lá vem o seu Juraci, com uma variedade de rapaduras: rapadura com coco, rapadura simples, etc...
Me apaixonei pela rapadura com coco, derretia na boca, e a rapadura tradicional, é muito saborosa também!
Todas foram fabricadas no engenho artesanal do Seu Juraci, que fica localizado em um terreno , do outro lado da rua, na frente da casa do Seu Juraci.


Rapadura na forma


Finalizando, neste dia, comprei 10 rapaduras para presentear parentes e amigos, 5 de coco e 5 tradicional. Além da mala ter ficado pesada, ao retornar para São Paulo, aguentei algumas piadas como traficante de rapadura.....rsrs

área onde fabricam a rapadura


Tive a oportunidade de retornar a Comunidade do Prata, no mês de julho, e adivinhem o que eu fiz ?? Fui direto a casa do Seu Juraci, atrás da tal "rapadura  com coco. Não tinha! Mas a minha  surpresa maior, foi saborear uma outra "iguaria", a" rapadura com pedaços de buriti", minha nova paixão, acho que não preciso falar mais nada né?
Amei a rapadura com buriti !
Seu Juraci e familia, na sombra da mangueira