terça-feira, 23 de outubro de 2012

ESTRADAS E TRILHAS DO TOCANTINS.....

Poeira na estrada,ao fundo a Pedra Furada...


                 A primeira vez que fui ao Tocantins e passando pelas estradas de terra  que levam  até o Jalapão, me encantei  com a magia, da poeira....na estrada.



 




Olhando esta estrada, dá vontade de ir seguindo sempre em frente.....para ver até onde vai dar.É uma sensação muito boa de liberdade.
Adoro fotografar estradas,"Freud  deve explicar".....,basta estar  seguindo um caminho, um roteiro, e lá está ela,sinuosa, reta, de terra,asfalto,areia, pedras,buracos, parecem infinitas,mas todas com destino certo,uma pequena cidade ou um povoado...ou quem sabe uma cachoeira,um fervedouro...
A primeira vez, que segui pelas estradas do Jalapão, olhava aquela estrada sem fim, na minha frente..rs, e ficava imaginando aonde eu ia chegar ? pois para mim  era um lugar desconhecido , mas a cada momento era supreendida pela beleza do cerrado, no seu "auge", uma mistura  na vegetação,árvores pequenas, retorcidas,secas, verdes,floridas...
 
 
 Estrada de acesso a cidade de Caseara-TO
 
 
 
Rodovias , emolduradas pela vegetação do Cerrado, e nesta cidade de Caseara em  especial, o encontro dos Biomas,Cerrado,Pantanal e Amazônia,nas trilhas do Parque Estadual do Cantão.
 
 
 
Passei nas trilhas do Parque Estadual do Cantão, durante as cheias (furos), na "voadeira" (barco), do Seu Peninha.E durante a seca fiz o caminho a pé, "trekking", uma experiência indescritivel, com muita energia da floresta.
 



Estrada de areia,Fervedouro dos Buritis

Lua na estrada do Jalapão...

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

SIMPLICIDADE DE UMA COMUNIDADE



 
Os dias que passei na Comunidade da Mumbuca, foram intensos de descobertas e emoções. Uma das finalidades, além de descansar, era  buscar mais informações, para agregar no meu Projeto de  Sustentabilidade.

                                               



Andei pelas estradas de "chão" na comunidade, durante o dia o sol era  ardido e tinha muita poeira ,isto porque é verão (no mês de julho, tempo de seca)
Conversei com as crianças,e  passei bons momentos com elas, pois é sempre um aprendizado para nós adultos,conversar com crianças.
                                     


As crianças da Mumbuca,são diferentes das crianças com a qual convivo,em São Paulo, pois o que elas possuem,basta para serem felizes e serem crianças.
Nas grandes cidades, as crianças estão sempre querendo mais, e mais, nunca estão satisfeitas,isto é fruto do desenvolvimento  e da educação que recebem.
Brincar, no rio, brincar no fervedouro, subir na árvore, correr com o pé no chão, brincadeiras tão simples, algumas fizeram parte da minha infância, hoje, poucos tem este previlégio.

 





Durante a noite, um céu  iluminado com "tantas estrelas",que eu não lembrava ,de ter visto  um céu tão lindo assim!
 
Sentar e conversar, despreocupadamente,falar de coisas simples.